Todas as promoções das tuas lojas favoritas num só lugar!
Faz agora o download da nossa app

Life
By
Forum

Blog banner
Lifestyle

VIVA A SUSTENTABILIDADE | 5 CONSELHOS PARA TORNAR A SUA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

26 de Janeiro, 2021

Portugal anda sempre de mãos dadas com a sustentabilidade. Não é por acaso que o país teve a capital distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020. Agora é a hora de tornarmos a nossa querida cidade de Aveiro num exemplo para o resto do país.  

Como forma de começar esta transformação, o Forum Aveiro adotou uma política ambiental, onde adota medidas como melhor gestão de recursos, desenvolvimento de programas com instituições de ensino e investigação e muitas outras. 

Torna-se mais sustentável não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. O mais importante é mudar alguns hábitos, pensar no futuro do planeta e adotar uma rotina de preocupação com o meio ambiente

Continue a ler porque vamos dar 5 conselhos para mostrar como pode ser fácil e divertido!

 

Qual é a razão de fazer tudo isto?

Diariamente vemos na televisão e nos restantes meios de comunicação, estatísticas que nos mostram a necessidade imediata de tomarmos providências no que diz respeito ao nosso ecossistema.

Inversão térmica, derretimento dos glaciares, poluição das águas e aumento do nível dos oceanos são apenas alguns dos indícios de que o planeta precisa de nós

Devemos começar a cuidar e a dar o exemplo na nossa própria cidade. Ao mudarmos os nossos hábitos, inspiramos mais pessoas a fazerem o mesmo.

Portanto, a primeira coisa a ser feita, é transformar a consciência coletiva sobre este tema e reforçar a importância da adoção de medidas simples mas que contribuem muito para um planeta mais verde.

Agora vamos aprender como podemos fazer toda a diferença para tornar o mundo melhor.

 

Conselho 1 – Reaproveitar também é uma tendência quando o assunto é decoração. 

Ter uma casa sempre bonita e aconchegante é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, nem sempre há tempo ou as condições ideais para colocar este desejo em prática. 

A boa notícia e o nosso primeiro conselho para tornar a sua vida mais sustentável é o reaproveitamento como forma de decorar a casa. Frascos de vidro, caricas, rolhas e até latas de conserva. Tudo pode ser uma inspiração.

Ao invés de deitar os produtos fora, avalie se não podem ser reciclados. Neste site, encontra inspirações incríveis.

Uma excelente dica que pode encontrar é como transformar garrafas de vidro em lamparinas incríveis para decorar a mesa da sua sala de estar.  Uma outra dica que vai dar um toque artístico à sua casa  é aproveitar as caricas para renovar o mobiliário antigo.

Fonte: zaask.pt

 

Conselho 2 – O que está no seu guarda-roupa também pode ser mais sustentável

Queremos sempre estar bem vestidos, com um outfit que valorize a nossa beleza. Mas já pensou em usar roupas que também façam bem ao ambiente

Isto é mais simples do que imagina e com as excelentes opções do Forum Aveiro vai ser ainda mais fácil!

Para começar a pensar num look em linha com a sustentabilidade, devemos primeiro pensar no seu processo de fabrico. 

Se não há emissões de gases poluentes, uso de pele animal ou recurso à desflorestação para a sua confeção, então tudo indica que vai ser uma peça perfeita no seu closet.

A Salsa quer reduzir em até 90% o consumo de água no seu processo de fabrico. Isto é uma excelente alternativa para usar um look desta marca, com estes jeans cheios de estilo (Salsa, 69,90€)

Fonte: Salsa

Para cuidar do visual, também há boas alternativas. A Kiko Milano desenvolveu a coleção Green Me. Esta coleção é ecologicamente sustentável com fórmulas feitas a partir de matérias-primas orgânicas. Um dos produtos da Green Me é este Blush (Kiko Milano, 6,99€)  que ajuda a esconder qualquer imperfeição na pele.

Fonte: Kiko Milano

 

Conselho 3 e 4 – Aproveite ao máximo a luz do dia e os recursos naturais de energia.

Ninguém melhor do que um shopping a céu aberto para falar de luz, não é mesmo? 

Até a iluminação está diretamente ligada ao assunto sustentabilidade. O motivo é muito simples. Quando o fornecimento de energia não vem diretamente de recursos naturais (como energia solar, eólica e hídrica), provavelmente a natureza está a pagar o preço. 

Se não tem a certeza se toda a energia da sua casa é oriunda de fontes não-poluentes, o melhor que tem a fazer é seguir o nosso terceiro conselho e usar a luz do dia o máximo possível.

Nesta reportagem, pode ficar melhor informado sobre as fontes de energia usadas em Portugal e como o país pretende ficar livre de combustíveis fósseis nos próximos anos.

Fonte: publico.pt

 

Este conselho vem acompanhado por um outro que também é muito importante: a necessidade de começar a usar em casa formas de aproveitar os recursos vindos da própria natureza

A instalação de painéis solares, por exemplo, é uma forma muito inteligente de contribuir com o planeta e ainda economizar na conta de luz. 

Durante todo o dia, as placas captam os raios solares. Depois, a energia captada fica armazenada numa bateria que, quando ativada, distribui esta energia para o resto da casa.

Para saber mais sobre este nosso quarto conselho, clique aqui

Fonte: expresso.pt

 

Conselho 5 – Cultive uma horta caseira

Consumir produtos frescos, acabados de colher, não precisa de ser um luxo para poucos. Cada vez mais, as pessoas estão a plantar alguns produtos alimentares para o seu consumo próprio e este hábito estende-se até às grandes cidades.

Se tiver um quintal onde possa iniciar a sua horta, certamente o processo será mais fácil. E também vai permitir plantar uma variedade de frutas e hortaliças maior. 

Entretanto, se morar em apartamento, sem um bom espaço no quintal, pode comprar vasos feitos à medida para a sua necessidade. Em apartamentos também é recomendado o cultivo de temperos e especiarias como gengibre, alecrim e cebolinho. Isto porque, em geral, não atingem tamanhos muito grandes.

 O contacto direto com a terra e com um pedaço da natureza, vai trazer uma experiência gratificante e ajudar a fazer da sustentabilidade uma prática contínua

Todas as informações que precisa para começar o seu cultivo estão aqui.

Fonte: Sapo Lifestyle

 

Pense sempre no amanhã.

Adotar a sustentabilidade como estilo de vida é muito mais do que pensar em algo para o seu próprio bem-estar. Quando se implementa uma vida direcionada a favor do meio ambiente, quem ganha são as próximas gerações.

Algumas medidas são mais simples. Outras, nem tanto. Mas todas são igualmente importantes para que todos possamos viver num mundo melhor e o Forum Aveiro faz questão de ajudar a construir este futuro!

Por isso, lembre-se sempre de cada um dos conselhos que demos. Mas acima de tudo, pense: qual é o mundo que queremos deixar para os nossos filhos e netos?