Todas as promoções das tuas lojas favoritas num só lugar!
Faz agora o download da nossa app

Life
By
Forum

Blog banner
Lifestyle

Comfort Food: a comida que te aquece a alma

28 de Outubro, 2019

É oficial: o frio chegou e trouxe com ele os bons e “velhos” hábitos de inverno. Por exemplo, quem é que ainda não deu a volta ao armário em busca das malhas e dos casacões de pêlo, provavelmente arrumados nas prateleiras de menos alcance? Quem é que já não resiste à manta felpuda por cima das pernas nas noites de cinema caseiro? E os robes, quem é que já anda de robe? E não, não nos estamos a esquecer dos chás que vêm substituir os sumos frescos de fruta que tão bem sabem no verão.

A verdade é que as mudanças de estação têm bastante influência nas nossas escolhas, na nossa disposição e, até mesmo, nos nossos apetites. E com a chegada do frio há uma coisa que é, no geral, transversal a todos nós: o apetite por mais comfort food.

Neste artigo, vamos abordar este conceito gastronómico e recomendar alguns restaurantes onde podes encontrar a comfort food de que tanto precisas nos dias mais frios.

 

 Comfort food, do conceito para a mesa

Chama-se comfort food porque está associada à típica “comida da mãe” ou “comida da avó” que nos remete, tão frequentemente, às boas memórias de infância. Mas não só, para além de estimular as boas memórias, este tipo de comida preza pela utilização de ingredientes saudáveis e prefere apresentar pratos simples (a palavra gourmet aqui é proibida) e bastante saborosos.

O termo surgiu pela primeira em 1966 numa publicação de um jornal estadunidense que afirmava que “os adultos, quando expostos a um forte stress emocional, recorrem àquilo que poderia ser chamado de «comfort food» – a comida associada à segurança da infância, como por exemplo, a famosa canja de galinha”. Psicologicamente falando, este tipo de comida funciona como um mecanismo de defesa contra sentimentos negativos ou depressivos. Podemos então dizer que faz jus ao seu nome.

Já te aconteceu acordares naqueles dias em que tudo o que te apetece mesmo é a comida da tua mãe? Aquela que é impossível resistir ao cheirinho que fica na cozinha e acaba por invadir os outros compartimentos de casa? Mas que, por muito que gostes de cozinhar, as correrias do dia a dia e o cansaço acumulado acabam, muitas vezes, por ser os teus grandes inimigos? Não te preocupes, no Forum Aveiro encontras a solução.

 

 Também há comfort food no Forum Aveiro

Dada a tendência, muitos restaurantes já optam por rechear o seu menu com este tipo de comida. E têm tido imenso sucesso! No Forum Aveiro vais encontrar diversas ofertas de restaurantes, tais como:

. Serra da Estrela – 100% tradicional português, aqui encontras tanto pratos de bacalhau como a famosa francesinha típica do norte. Delicioso!

. Companhia – e quando falamos em conforto, não nos podemos esquecer das sopas. Na Companhia vais encontrar várias sopas para te aquecer a alma (e o estômago) nos dias mais frios!

. Pasta Grill – Massas são sempre comfort food. À bolonhesa, à carbonara, com legumes, com queijo, etc. Passa na Pasta Grill e cria a tua própria massa.

Convidamos-te a passar por cá e a partilhar connosco qual é a comida que verdadeiramente te conforta a alma.

Bom apetite!