Todas as promoções das tuas lojas favoritas num só lugar!
Faz agora o download da nossa app

Life
By
Forum

Blog banner
Lifestyle

Férias de verão em Portugal? 7 programas para visitar Aveiro

Com a chegada do Verão, as férias estão aí à porta e as melhores aventuras também! 

Se queres apostar nuns dias de descanso em Portugal, sugerimos que descubras connosco a “Veneza Portuguesa”, que cruza ruas e canais com moliceiros tradicionais e monumentos históricos de interesse nacional. 

A pensar em ti, reunimos os melhores programas para visitar Aveiro ao ar-livre nos teus passeios de verão. Descobre tudo aqui!

7 programas imperdíveis para visitar Aveiro

Localizada na costa do país, a cidade de Aveiro é uma das mais culturais, jovens e tradicionais da Europa. Desde os ovos moles, à famosa Ria ou à Arte Nova que caracteriza os edifícios, esta cidade surpreende os que a visitam com modernidade, desenvolvimento, identidade e património.

Se mal podes esperar para a explorar, a seguir deixamos-te sete programas imperdíveis, que podes fazer sozinho ou com toda família, nestas férias de verão!

 

1. Desfruta da praia e do mar 

Não prescindes de uns dias de sol? Da tranquilidade da praia e do mar? Então, a Praia da Barra e a Praia da Costa Nova são pontos de paragem obrigatória para ti. Recomendamos que esperes até ao pôr-do-sol sobre o Atlântico, é um momento único que vale a pena registar!

Durante o dia, deixa-te encantar pelas cores alegres das casinhas de praia na Costa Nova e aproveita para tirar umas fotografias originais. Por fim, podes aproveitar ainda para conhecer o Farol da Barra, que é o mais alto do nosso país.

 

2. Caminha nos passadiços de Esgueira

Inaugurados recentemente, os passadiços contam com mais de 7,5 km e são um programa incontornável para todos os amantes da natureza que ponderem visitar Aveiro no verão.

Com início no Canal de São Roque e término junto ao rio Vouga, em Vilarinho, os passadiços atravessam bosques e pinhais, oferecendo uma vista única sobre as paisagens naturais da Ria de Aveiro. 

Quer seja a pé ou de bicicleta, prometemos que o caminho é uma aventura que vale a pena, rodeada de fauna e flora para todos os gostos!

 

3. Perde-te pelas ruas do centro histórico

De manhã, aproveita para conhecer algumas ruas icónicas do centro histórico da cidade. Sugerimos que inicies a teu passeio na Rua João Mendonça, junto ao Hotel Aveiro Palace, passando pelo Obelisco da Liberdade, num largo de calçada portuguesa. 

Depois, continua a caminhar até avistares o Museu da Cidade de Aveiro e o Museu de Arte Nova. Aí, podes parar para apreciar as fachadas dos edifícios Art Nouveau, junto aos moliceiros que passeiam no canal, até ao Jardim do Rossio. 

No fim, aproveita para repor energias e delicia-te com a tripa de Aveiro, ou os ovos moles de uma confeitaria tradicional!

 

4. Descobre a Ponte dos Laços de Amizade

A Ponte dos Laços de Amizade é um dos marcos mais icónicos da cidade. Quando o vento sopra, as centenas de fitas coloridas ganham vida! 

A iniciativa começou com dois estudantes universitários que, em 2004, começaram a pendurar laços de várias cores na antiga ponte de madeira, como símbolo de amor e amizade, desafiando quem ali passasse de repetir o gesto.

Se queres manter esta tradição, eterniza os teus laços na ponte, à medida que vês os moliceiros navegar no canal. Depois, podes ainda visitar o nosso centro, que fica em frente, e terminar a tarde em grande!

 

5. Vê o pôr-do-sol nas salinas de Aveiro

Sabias que as salinas de Aveiro são um dos locais mais icónicos da cidade para assistires ao pôr-do-sol? Segue o canal das Pirâmides, que se estende desde a zona da antiga Lota de Aveiro até ao Canal Central, e desfruta de uma paisagem com centenas de pirâmides brancas que desenham  um dos traços mais característicos da região.

 

6. Visita a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Se tiveres oportunidade, recomendamos que faças um desvio e visites esta Reserva Natural única no nosso país. Com o objetivo proteger os habitats, a fauna e a flora, esta área protegida foi criada em 1979 e conta com mais de 700 hectares. 

Para a explorares existem trilhos pedestres já definidos, onde podes descobrir as maravilhas naturais, ou ainda optar por uma visita guiada pelos serviços da Reserva Natural, mediante marcação.

 

7. Termina a tua jornada no Jardim das Oliveiras 

No final da tua rota para visitar Aveiro, faz uma caminhada até ao nosso centro, sobe até ao jardim das Oliveiras e aproveita para relaxar, com uma vista privilegiada sobre os canais, que se estende ao longo de toda cidade.